SOLIDOS

SOLIDOS

Win64, Português

TBN2NET - plugins para Engenharia
Plugin para modelagem, dimensionamento e simulação de redes de drenagem, água e esgoto

Instruções de uso geral

O programa SOLIDOS permite a modelagem paramétrica de obras de arte, facilitando o projeto de infraestrutura. Com ele é possível, por exemplo, modelar escadas hidráulicas, coisa que com o pipenetwork não é possível. Com uma interface semelhante ao Subassembly Composer, é fácil criar geometrias complexas, com loopings, condicionais, expressões matemáticas e muito mais.

O programa permite fazer verificações de geometria, dimensionamento de redes de drenagem e esgoto e checagem de interferências.

Crie facilmente listas de materiais com as dimensões dos catálogos de projetos tipo do DNIT e DER-SP já inclusos no programa. Crie e edite seus próprios modelos facilmente.

Crie estilos com texturas para renderização, adicione property sets automaticamente com todas as características dos dispositivos e visualize no navisworks com riqueza de detalhes.

Importe redes inteiras do pipenetwork dimensionadas no C3DRENESG4 ou no Gravity Networks e inclua todos os dispositivos que não foram modelados no PipeNetwork.

Crie tabelas e relatórios dinâmicos para redes, dispositivos e bacias. Desenhe na tela, exporte em html ou M$ Excel.

Vincule as propriedades dos dispositivos nos property sets e enriqueça a visualização no navisworks

Observação: para iniciar o navegador de licenças, execute o comando SOLIDS REGISTER.

Comandos

Ícone da Faixa de opções/Barra de ferramentas Comando Descrição do comando

SOPTIONS

Edita as opções básicas do plugin

SBSTANDARDS

Edita nome, propriedades, categoria e descrição dos modelos

SEDITPARTS

Edita listas de materiais

STABLESTYLES

Cria e edita os estilos aplicáveis às tabelas

SRULES

Cria e edita as regras aplicáveis aos dispositivos

SBUILDER

Cria/Edita seções customizadas

SSTYLES

Cria e edita os estilos aplicáveis aos dispositivos

SINTERFERENCESTYLES

Cria e edita os estilos aplicáveis às interferências de dispositivos

SCATCHMENTSTYLES

Cria e edita os estilos das bacias

SIMPORTSTYLES

Importa os estilos e configurações de outro projeto

SPROJECTION

Cria projeções dos dispositivos selecionados e as insere no Profile View

SADDLABELS

Insere labels em dispositivos, bacias, setores e projeções

SEDITNETWORK

Edita redes de dispositivos

SMERGENETWORK

Mescla redes do mesmo tipo

SPROPS

Edita as propriedades dos objetos criados pelo plugin

SEDITSTYLE

Edita o estilo do objeto selecionado

SEDITRULES

Edita as regras do dispositivo selecionado

SADDVERTEX

Adiciona vértices de bacias, dispositivos longitudinais e polígonos de tabelas

SJOINDEVICES

Junta dois dispositivos longitudinais em um

SADJUST

Ajusta a posição de início e fim dos tubos

SSWAP

Substitui os dispositivos selecionados por outro

SMOVESTRUCLBS

Move as labels dos dispositivos

SVIEWPROJECTIONS

Edita as projeções de um ProfileView ou SectionView selecionado

SINTERF

Testa a existência de interferência entre dispositivos

SCONNECT

Conecta dispositivos

SDISCONNECT

Desconecta dispositivos

SRECON

Reconecta dispositivos quando o início ou final do linear está dentro do pontual

SNUM

Numera a rede selecionada

SCALC

Escolhe uma rede a calcular

SEXPORTTABLE

Exporta a tabela selecionada para arquivo externo

SCREATESURFACES

Extrai a superfície da vala escavada dos dispositivos selecionados

SEXTRACTBOUNDARIES

Extrai o contorno dos dispositivos selecionados e adiciona como boundary HIDE na superfície selecionada

SAUDIT

Audita os objetos do programa SOLIDOS, corrigindo erros

SIMPORTPRESSURE

Importa redes pressurizadas do Autodesk® Civil 3D® para o SOLIDOS

SIMPORTEXCEL

Importa redes definidas em arquivos do Excel para o SOLIDOS

SPREMOVE

Remove o property set e apaga suas definições

EPANETIMPORT

Importa o arquivo INP do Epanet

EPANETSETTINGS

Edita as configurações gerais do Epanet

EPANETCONTROLS

Edita os controles do Epanet

EPANETPATTERNS

Edita os padrões do Epanet

EPANETCALC

Aciona o motor de cálculo do Epanet

EPANETPLOT

Cria gráficos temporais do EPANET

EPANETPLAY

Mostra a barra de avanço/retorno do período calculado no EPANET

SWMMIMPORT

Importa o arquivo INP do Swmm

SWMMCONTROLS

Edita os controles do Swmm

SWMMHYDROLOGY

Edita as configurações de hidrologia do Swmm

SWMMLIDCONTROLS

Edita os controles LID do Swmm

SWMMQUALITY

Edita as configurações de qualidade do Swmm

SWMMCURVES

Edita as curvas do Swmm

SWMMPATTERNS

Edita os padrões do Swmm

SWMMTIMESERIES

Edita as séries temporais do Swmm

SWMMCALC

Aciona o motor de cálculo do Swmm

SWMMPLAY

Mostra a barra de avanço/retorno do período calculado no Swmm

SHELP

Abre a ajuda do plugin SOLIDOS

Instalação/Desinstalação

O instalador executado quando você baixou este aplicativo/plug-in da Autodesk App Store começará a instalar o aplicativo/plug-in. OU, basta clicar duas vezes no instalador baixado para instalar o aplicativo/plugin.

Talvez seja necessário reiniciar o produto Autodesk para ativar o aplicativo/plug-in.

Para desinstalar este plug-in, saia do produto Autodesk se você estiver executando-o, simplesmente execute novamente o instalador e selecione o botão "Desinstalar". OU clique em Painel de controle > Programas > Programas e recursos (Windows 8.1/10/11) e desinstale como faria com qualquer outro aplicativo do seu sistema.

Você terá direito a experimentar o programa gratuitamente por 15 dias a partir do primeiro login, nos termos do contrato de licença que acompanha o programa.

Informações adicionais

O programa SOLIDOS roda no Civil 3D 2020 e superiores

Implementa seu próprio Toolspace com abas para o prospector, configurações, propriedades e dimensionamento.

A interface de modelagem é semelhante ao Subassembly Composer, o que facilita muito o aprendizado. Todos os dispositivos incluídos no catalogo estão abertos para visualização e edição.

Suporte ao Civil 3D, poderá ser contratado à parte.

Problemas conhecidos

O programa importa redes do Pipenetwork e do PressureNetwork do Civil 3D, desde que configurado o mapeamento de dispositivos corretamente.

O dimensionamento de redes de drenagem é feito no método racional e racional modificado, seguindo o HEC-22 (o mesmo do Gravity Network e do C3DRENESG4)

O dimensionamento de redes de esgoto é feito no método de contribuição em marcha (utilizado no C3DRENESG4), adotado pelas principais concessionárias do Brasil

Para rodar as simulações usando o motor do EPANET e SWMM, deve-se usar dispositivos que contenham as informações para estes motores, veja nos exemplos como isso funciona

Contato

Nome da empresa: TBN2NET - plugins para Engenharia
URL da empresa: https://tbn2net.com
Contato de suporte: neyton@tbn2net.com

Informações do Autor/Empresa

TBN2NET - plugins para Engenharia

Informações de suporte

Histórico de versões

Número da versão Descrição da versão

59920

Adicionado suporte ao Civil 3D 2026 Melhorada a detecção de propriedades com lista de valores em seleção múltipla de dispositivos, agora mostra a lista de valores como deveria Corrigido bug ao editar listas limitadas. A função de clonagem duplicava os itens da lista Adicionado limitador de looping na ferramenta Array. Se o número de repetições for muito alto (infinito), entra em looping

45370

Adicionada verificação nas regras de dispositivos longitudinais, que validam situações onde a linha do estaqueamento é avaliada Corrigido bug que impedia certas elipses de aparecerem nos perfis Corrigido bug no lançamento de dispositivos, que ocorria no Civil 3D 2204, pois a Autodesk removeu a variável STATUSBARAUTOWRAP (ai, ai....) Corrigido bug com a edição do mapeamento de PropertySets Corrigido bug com o referenciamento de modeladores com defeito Adicionada a linha de soma no estilo de tabela Agora, se o dispositivo linear/longitudinal for muito curto, ao menos uma seta é desenhada no estilo Melhorado tratamento da atualização de referências, para que ela possa ocorrer em qualquer ordem Corrigido bug no mecanismo que salva as configurações de formatos Corrigido o campo que salva as demandas do epanet, nas junções Adicionada coluna da distância mínima entre vértices ao importar links do Epanet Agora, criar dispositivos pontuais por bloco ou por polilinha, prevê sobreposição do dispositivo com um já existente na mesma rede Agora, selecionar uma projeção de dispositivo, faz as demais projeções do mesmo dispositivos também destacarem Agora é possível ver a aba seções hidráulicas e a aba escavação na tela do comando SCALC Agora, ao calcular o volume da vala, não é aplicada a variação aos volumes. O Usuário pode decidir o que fazer com essa informação Corrigido bug que impedia o salvamento dos templates de colunas corretamente Corrigido bug que impedia o redesenho de dispositivos definidos como existentes ou referência externa Adicionada opção de filtro nos estilos de tabelas Corrigido bug na criação de referências externas

35862

Não é mais necessário um instalador
Ir para o início